Quando devo utilizar o Secondment Jurídico?

O secondment jurídico é a alocação de um ou mais advogados do escritório externo, na empresa por um período, sendo prorrogável ou não. Assim, é possível que o advogado alocado crie uma relação mais próxima com a empresa, por estar lado a lado no seu dia a dia, podendo assessorá-la rapidamente nas suas rotinas diárias. Entretanto, a dúvida de muitas empresas e departamentos jurídicos é em que momento é estratégico contratar o secondment jurídico.

 

Confira abaixo algumas dicas:

 

 

Demanda Específica

 

Em situações de demanda específica, como por exemplo o afastamento por férias ou doença de um profissional interno, a expansão acelerada de alguma área na empresa que aumente o volume de trabalho, ou o curso de alguma operação pontual que exija mais força de trabalho do departamento jurídico é sempre recomendável a alocação de um advogado externo, pois, trará a otimização de tempo e a certeza que o profissional indicado pelo escritório, possui as qualificações técnicas necessárias para a posição solicitada. A flexibilidade do modelo se revela desde a negociação de preços até a periodicidade da presença física do profissional destacado: o advogado alocado pode frequentar a empresa diariamente, como um funcionário, pode estar presente uma ou duas vezes por semana ou mesmo realizar plantões em situações que assim demandem.

 

Startups

 

Aqui é uma outra modalidade em que o secondment jurídico vem crescendo significativamente, pois, a estrutura enxuta, a dinamicidade nos modelos de negócios traz a necessidade de um profissional generalista que possa auxiliar os sócios nas negociações do dia a dia. Assim, o advogado alocado pode contar com a expertise de todas as áreas do escritório e estar lado a lado no dia a dia das atividades da empresa, ao mesmo tempo que os sócios, não necessitam contratar serviços de recrutamento, tampouco correr o risco da escolha do profissional, caso não corresponda às expectativas da posição. Veja que uma nova tendência para as startups é a terceirização do departamento jurídico para um escritório externo de sua confiança obtendo uma melhor otimização de tempo e redução de custos.

 

Alta Rotatividade de Funcionários

 

Um grande desafio para as empresas e departamentos jurídicos é alta rotatividade de funcionários que além da perca de tempo dos gestores e sócios com novos processos seletivos, impacta na preservação da imagem da corporação, aumenta os gastos provisionados e reduz a eficiência da área. Assim, em situações emergenciais o secondment jurídico é a solução para remediar a crise e oportunizar o planejamento adequado da área com um processo seletivo assertivo e não emergencial. Segundo diversos especialistas a pior escolha da empresa é contratar um profissional que não corresponde a todos os requisitos necessários para o cargo em razão exclusiva da necessidade de reposição imediata.

 

Test Drive

 

As empresas estão apostando cada vez mais em um Departamento Jurídico enxuto, nesses casos a contratação assertiva do profissional é fundamental para garantir um bom índice de rendimento da área, além de preservar a segurança jurídica na assessoria prestada por tais profissionais. Nesse caso o secondment jurídico é uma excelente oportunidade para evitar o contrato definitivo com a empresa ne as decisões precipitadas, além disso, os contratos temporários permitem que as empresas possam rever a sua estrutura e realizar as mudanças necessárias.

 

 

Aqui no Pinheiro Villela, possuímos uma área destacada para secondment jurídico. Quer saber como podemos te ajudar? Então, entre em contato conosco!